Como Ser Sustentável na Escola?
O nosso futuro depende da saúde do nosso Planeta.
Por todo o mundo, milhares de cientistas já alertaram para a emergência ambiental em que nos encontramos. Se não tomarmos ação, podemos não ter um futuro!
Precisamos de mostrar às gerações mais novas que o ambiente precisa urgentemente da nossa ajuda! E precisamos de capacitar essas mesmas gerações para resolver os problemas ambientais e sociais existentes. Por isso por que não começar nas escolas?
Na escola podemos ensinar estes valores ambientais, sociais e de saúde, que as crianças e jovens irão conservar para o resto da sua vida, ao mesmo tempo que as preparamos para os grandes desafios da sociedade.
Algumas sugestões
- Reduzir o uso de papel
O consumo de papel nas escolas é enorme. São agendas, cadernetas, livros, cadernos, recados, comunicados, etc. A maioria destes recursos poderia ser em suporte digital. E em muitas escolas já são!
É preciso sensibilizar a comunidade escolar para esta questão. Vamos substituir o papel pelo digital!
- Fazer a reciclagem do lixo
Depositar os resíduos sólidos urbanos nos contentores apropriados é um ponto fundamental para a sustentabilidade nas escolas.
Além das escolas promoverem a reciclagem do lixo, é essencial que ensine a comunidade escolar sobre qual é a forma correta de fazer essa reciclagem.
Ainda existe uma certa confusão sobre o que está apto para o reaproveitamento ou não. Por exemplo, pratos, copos, lenços de papel, papel higiénico, fraldas e talheres de plástico não estão.
Por isso, o ideal é que os alunos recebam todas as informações necessárias para poderem proceder de forma correta ao realizem a reciclagem tanto na escola como em casa.
- Utilizar água de forma consciente e reutilizá-la
Sensibilizar a comunidade escolar para a importância de não esquecer de fechar as torneiras quando já não são precisas e de instalar de dispositivos economizadores de água.
Uma medida fácil e prática de poupar água consiste em colocar uma garrafa de 1,5 litros com areia no reservatório dos autoclismos, diminuindo assim a sua capacidade e gasto.
Atualmente, existem sistemas de recolha e aproveitamento das águas da chuva que podem ser usadas para as descargas de autoclismo, na rega do jardim, para lavar o carro, etc.
- Fazer a compostagem com os restos de comida no recinto escolar
A compostagem reduz o volume do lixo que vai para aterro (e que produz gás metano) e constitui um substituto para adubos ou fertilizantes no jardim da escola. É o destino mais adequado a dar aos resíduos orgânicos.
- Cultivar uma horta no recinto escolar
O cultivo de fruta, legumes e ervas aromáticas constitui uma boa forma de mostrar de onde provêm os nossos alimentos. A comunidade escolar também terá a oportunidade de ter produtos frescos na sua alimentação.
Estas são apenas algumas sugestões que podem ser implementadas nas comunidades escolares.
Porque a sustentabilidade envolve sermos bons cidadãos e conservarmos um ambiente saudável para todos!
Não há um Planeta B.
É tempo de agir!