94% do território de Portugal está em seca meteorológica
A situação de seca em Portugal já se verifica desde novembro de 2021 e não existem previsões de precipitação significativa.
Na passada quinta-feira (27 janeiro), o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) considerou que “(...) será muito provável o agravamento da situação de seca meteorológica no final de fevereiro, em todo o território do continente.”
No seu boletim, o IPMA, afirmou que se verificou um aumento da área e da intensidade da seca em relação ao mês de dezembro. E que a situação de seca “mantém-se e agravou-se à data de 25 de Janeiro de 2022”:estando todo o território em seca, com 1% em seca fraca, 54% em seca moderada, 34% em seca severa e 11% em seca extrema.
Em comparação a janeiro de 2005, no qual se registou a seca mais intensa desde 2000, o cenário de seca do território português apresentava uma maior percentagem nas classes de seca severa e extrema: 22% do território estava em seca extrema, 53% em seca severa e 25% em seca moderada.
Janeiro de 2022 não é o mês de janeiro mais seco dos últimos 20 anos, mas encontrar-se-á entre “os três janeiros mais secos dos últimos 20 anos”.
Desde 1 de outubro, que marca o início do ano hidrológico, até 25 de janeiro de 2022 registaram-se valores de precipitação muito inferiores ao normal. Segundo o IPMA, o “valor acumulado de precipitação apresenta um défice de -255 mm (45% em relação ao valor normal)”.
Para conseguirmos “diminuir significativamente ou mesmo cessar” o cenário de seca que se vive em Portugal seria necessário que no mês de fevereiro no Norte e Centro do país chovesse mais do que 200/250 mm e no sul do país mais do que 150 mm, mas o IPMA ressalva que tal situação, "somente ocorre em 20% dos anos”.
Não há um Planeta B.
É tempo de agir!
Veja aqui quais são as vantagens do mulching para o tempo frio: no episódio 6 da nossa serie “Plantar e Colher na minha CGARDEN”
E como proteger a CGARDEN do frio: no episódio 7 da nossa serie “Plantar e Colher na minha CGARDEN”
Informação recolhida na notícia: IPMA | Seca Meteorológica em Portugal. Acedido a 31 janeiro de 2022 disponível em ipma.pt